.

.
.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Lua de Joana...


Queridos leitores,
   hoje venho falar-vos de um livro que..... que nos deixa a pensar, se não acreditam leiam-no! Fiz um resumo do livro e da história... Espero que gostem e que o leiam, não se vão arrepender!  

 A Lua de Joana é um livro da autoria de Maria Teresa Maia Gonzalez que trata o tema da toxicodependência. Trata-se de uma história de uma rapariga chamada Joana. Ela perdeu a sua melhor amiga, Marta, que morrera de overdose. Este livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) porque Joana escreve cartas para uma amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia.
   A sua mãe era dona de um pronto a vestir, preocupadíssima com o seu outro filho, irmão de Joana, cuja relação não era muito boa e esquecia-se de que tinha uma irmã.. Joana tratava-o por Pré-histórico, pelas roupas e visual que usava, pela decoração do quarto, que estava sempre num caos. No meio do quarto de Joana havia uma lua suspensa no teto por uma corrente, um baloiço imaginado e construído só para ela.
   Já li este livro milhares de vezes (sem exagero!) e à pouco tempo reli-o. Curioso é que chego sempre à mesma conclusão: É importante estarmos atentos a nós e aos outros, e de sermos capazes de encontrar um caminho que nos leve a uma vida diferente, a uma "vida plana". Ao lermos este livro não deixamos de pensar que por vezes deixamos as coisas mais importantes para "segundo plano" em vez de elas serem as nossas prioridades.
    Sempre que o leio deixa-me a pensar em cada carta que Joana escreve, no que significará e em como ela se sentirá.... Acho que nos abre os olhos em relação ao mundo de substâncias Psico-ativas .

   Um grande beijinho

Nina

P.S: As imagens abaixo são imagens da capa do livro, o primeiro é a edição mais recente, mas ambos são o mesmo livro... E desculpem estarem um bocado desfocadas  :s 




                                                           
                                                                 

2 comentários:

xunandinha disse...

de facto filha o teu coração é enorme,tens apenas treze anos e já tiras conclusões de adultos,fico feliz por seres como és ,desde poemas a desenho a criares histórias a pintares a fazeres resumos ,a tua maneira de estar com a vida estás realmente uma mulherzinha muito bem formada tenho muito orgulho em ti,beijokas doces

M. Céu Fernandes disse...

Olá querida.
Um excelente 2014!
Passei para uma visitinha e para deixar um beijinho!
M. Céu